RESENHA: O LADO BOM DA VIDA (MATTHEW QUICK)

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 
Título: O Lado Bom da Vida
Título Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 255
ISBN: 9788580572773



     Finalmente chegou a vez do livro O Lado Bom da Vida, do escritor Matthew Quick, receber uma resenha no blog. E além da escrita essa será a primeira resenha em vídeo também, só que como sempre, só depois da metade do vídeo vi que o foco automático estava errado e então o vídeo ficou quase completo embaçado :/.  Fora que para primeira resenha em vídeo ficou enorme, tem quase dezenove minutos de vídeo.

      Depois de passar um tempo que nem mesmo Pat Peoples sabe quanto, sua mãe Jeanie Peoples vai busca-lo no "lugar ruim", o apelido que Pat da ao hospital psiquiátrico em que ele ficou internado depois de um crime de que ele não se lembra. Agora, viciado em atividades físicas, Pat, bebe bem mais dos dois litros de água recomendados, corre dezessete quilômetros todos os dias e faz milhares de flexões também. Já em casa Pat tem que "aguentar" seu pai Patrick Peoples e seu humor bipolar, que se altera conforme os Eagles o time de futebol americano que a família torce, perde ou ganha. Seu pai não fala com ele, só fica trancado em seu escritório o dia todo.

      Ninguém diz a Pat o que aconteceu para ele ir parar no "lugar ruim" e todas as fotos dele e de sua esposa Nikki desaparecerão da cara dos pais. Eles estão passando pelo "período separados", e algum dia Pat e Nikki irão se reencontrar. Ele está fazendo de tudo para mudar seus antigos hábitos que fizerão com que ele e Nikki entrassem no "período separados". Pat agora tem músculos definidos como Nikki dizia que gostava, ele é gentil com as pessoas mesmo quando não quer e começou a ler livros que antes Nikki e seu amigo Philips ficavam horas discutindo. Pat mudou!

     Para tira-lo do lugar ruim sua mãe teve que concordar com o Dr. Timbers, e se certificar que Pat continuasse a ir a um terapeuta todas as semanas. Então, o Dr. Cliff se torna o novo terapeuta de Pat, só que ele é um pouco diferente dos demais. Ele não anota o que você diz e nem faz todas aquelas perguntas chatas que os outros fazem.

     Em um dia tão normal quando os outros, Pat é convidado para ir jantar na casa de seu melhor amigo amigo Ronnie. Ele conhece então Tiffany, a irmã da mulher de Ronnie, Veronica. Tiffany foi um pouco rude no jantar, mas no final Pat a leva para casa. E depois de uma pergunta feita por ela os dois começam a falar de parceiros, Tiffany de Tommy, seu marido que havia morrido em um acidente, e Pat começa a falar de Nikki. Os dois começam a chorar. Uma amizade um pouco deferente surge então.

     Tiffany começa a correr junto com Pat, mas nos dezessete quilômetros os dois não falam uma única palavra e quando chegam perto de suas casas cada um vai para a sua sem nem mesmo se despedir, o que Pat acha estranho. Ao contar isso para o Dr. Cliff, o terapeuta sugere que Pat convide Tiffany para sair, assim ele despistaria ela rapidamente. Pat a convida então, e o convite é aceito. Os dois vão para um restaurante a poucos quilômetros de casa. Pat com os quarenta dólares que sua mãe lhe deu para o jantar. Tiffany pede um copo d'água e Pat uma tigela de cereais com passas.

       A narrativa do Pat muitas vezes se foca em futebol americano, o que para as pessoas que não são fãs (eu)  faz com que a leitura seja cansativa. Mas tudo isso muda quando Pat recebe uma carta de Tiffany, ela pede para ele só abrir a carta depois de 48 horas e quando ele estiver de ótimo humor. Passada essas 48 horas Pat abre então a carta e nela está escrito que todas as vezes que Tiffany acompanhava Pat nas corridas, era apenas para testá-lo. E que ele havia passado no teste. Tiffany então faz a seguinte proposta: Você aceita ser meu parceiro de dança no Concurso Contra a Depressão e me ajuda a ganhar em primeiro lugar e eu aceito ser o elo então você e Nikki. Só que mais algumas exceções estão escritas, e uma delas proíbe Pat de assisitr, falar ou qualquer coisa do tipo sobre futebol. O que torna a leitura bem legal!

       Pat vai aceitar ser o parceiro de Tiffany? Eles vão ganhar? Tiffany será o elo entre Nikki e Pat? Isso só se você ler o livro ou assistir a resenha abaixo. O post já ficou muito grande kk. Espero que tenham gostado e me desculpe pelo embaçado no vídeo :/.


7 comentários:

  1. Amei esse livro!! Foi um misto de emoções quando li... Me diverti muito com a leitura, ri pacas do pavor que o Pat tem por Kenny G, é dramático sei, mas não deixa de ser engraçado. Como sempre, resenha maravilhosa.
    Bjinhos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk realmente nas partes do Kenny G era muito engraçado kkk...!
      Obrigado ;)!

      Att. Guilherme

      Excluir
  2. Eu amo esse livro *-* Foi um dos melhores que li esse ano, assim como o filme (que apesar de diferente achei igualmente bom ^-^)
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não assisti o filme, dizem que não é igual ao livro não. Tenho que assistir para saber kkk.
      Obrigado ^^
      Att. Guilherme

      Excluir
  3. Adorei a sua resenha, me instigou muito a ler esse livro. Ouvi falar muito desse livro mas nem tinha dado muita atenção, depois da sua resenha fiquei bem animada em lê-lo.

    *OBS: Te indiquei há um selinho: http://maio97.blogspot.com.br/2013/10/selinho-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  4. Eu compre o livro, mas ainda não li. Agora estou muito ansiosa haha
    Parabéns pelo blog, é lindo!
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

imagem-logo
Livro VS Spoilers © 2013-2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Guilherme H. Scarpel
Tecnologia do Blogger