RESENHA: O OCEANO NO FIM DO CAMINHO (NEIL GAIMAN)

Sinopse:
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo.


Título: O Oceano no Fim do Caminho  
Título Original: The Ocean at the End of the Lane  
Autor: Neil Gaiman  
Ano de Lançamento: 2013  
Número de Páginas: 208  
ISBN: 9788580573688






    Confuso, nostálgico e assustador em alguns momentos. Foi O Oceano no Fim do Caminho minha primeira leitura do tão comentado Neil Gaiman, e só posso dizer que adorei. O livro é voltado para o publico adulto, e grande parte deles que leram este livro relatam a nostalgia do tempo de infância. Mas, mesmo com meus 14 anos pude sentir uma pontada de nostalgia em determinadas partes do livro.

    O começo como disse é meio confuso, me imaginei andando em um quarto escuro onde não sabia ao certo onde estava pisando, mas com uma voz me dizendo para continuar, pois afinal: É Neil Gaiman!

     Conhecemos George com seus 40 e poucos anos que depois de um funeral decidi visitar a antiga casa em que morava aos seus sete anos , mas no lugar da casa diversas outras haviam sido construidas. Ele decidiu então segui o caminho de estrada que tudo indicava ser no meio do nada, mas era ali que ficava a velha casa das Hempstocks. Ninguém aparece nas poucas batidas na porta, ele então empurra a porta e entra casa adentro, logo se depara com a Velha Sra. Hempstock que tinha Sra. Hempstock como filha e Lettie Hempstock, a menina que George havia conhecido depois de o Vendedor de Opalas que era inquilino em sua casa havia se suicidado, como neta.

      Mas lembranças veem drasticamente a George, o fazendo voltar aos seus sete anos. A muito tempo atrás depois do suicídio do Vendedor de Opalas que morava com George e seu família para terem uma "renda extra", ele conhece Lettie Hempostock uma menina ruiva e um pouco mais velha que ele, que morava com sua mãe e seu avó em uma fazenda no final de uma enorme estrada, ou literalmente, no fim do caminho. Mas havia algo de errada com elas, falavam de coisas estranhas e Lettie se referia ao lago no fundo da propriedade como oceano, apesar do tamanho tornar claro que aquilo era realmente um lago.

      George e Lettie começam uma amizade desde então, mas as coisas na "vizinhança" não andavam bem, mortes e brigas estavam cada vez mais constantes e o motivo era quase sempre o mesmo: dinheiro! Até que George acorda em uma noite qualquer com algo entalado em sua garganta, e essa foi sem dúvidas a cena que mais gostei e a que achei mais estranha e assustadora, e ao retira-la cortando sua garganta percebeu que era apenas uma moeda de cinco xelins. Ao contar para Lettie ele descobre que aquilo não era por acaso e que uma "praga" estava a solta causando todos aqueles problemas. A solução? Eliminá-la. Mas uma falha acontece.

     Conhecemos então Ursula Monkton, que é a mulher loira com olhos azuis-cinzentos que sempre é a pretendente do pai solteiro com dois filhos naquele filme que sempre passa na Sessão da Tarde, mas para termos a combinação de Ursula temos que acrescentar uma pitada de novela das nove, assim temos: Uma loira de olhos azuis-cinzentos, muito má que da em cima do pai, que no caso é muito bem casado, quando a mulher não esta em casa. Mas agora George sabe de coisas muito estranhas e sabe também que Ursula tem que voltar do lugar onde veio antes que coisas piores aconteçam com ele. Mas tudo tem um preço, e George o pagará para se livrar de Ursula Monkton.

      Não há muita coisa que posso dizer do livro pelas suas 208 páginas, mas posso afirmar: É um excelente e estranho livro! Mas estranho de um jeito bom. Existem páginas escrita tão soturnamente mas tão bem feitas que as relia diversas e mais diversas vezes. A muito tempo ele apareceu na minha wishlist e permaneceu lá por um bom tempo até que tive a oportunidade de compra-lo na viajem que fiz e ainda pegar 7 marcadores de páginas dele kkk. Espero que tenham gostado e logo logo tem resenha do Bling Ring!

      PS.: Notaram algo diferente?!

7 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar do livro e me interessei muito pela estória. Belíssima resenha. Estou seguindo e curtindo a página do seu blog. Se puder retribuir:

    http://saotantas.blogspot.com/
    https://www.facebook.com/BlogSaoTantasCoisas?ref=stream

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mairton...! Fico feliz que tenha gostado, leia este livro, você não vai se arrepender.

      Att. Guilherme

      Excluir
  2. Esse livro é realmente excelente e estranho. Estranhamente perfeito! <3

    Beijos,

    www.portaoazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol...! É o tipo estranhamente excelente kkk, obrigado pelo comentário.

      Att. Guilherme

      Excluir
  3. Eu já li este livro e posso dizer que é demais. Ele realmente me surpreendeu bastante.

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samule...! Verdade, este é um livro muito bom.

      Att. Guilherme

      Excluir
  4. Adorei a resenha, e adoro esse livro. Pretendo relê-lo, para deixar algumas coisas mais claras.
    Beijos,

    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

imagem-logo
Livro VS Spoilers © 2013-2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Guilherme H. Scarpel
Tecnologia do Blogger